A todos os que se interessam...

...puxem de uma cadeira, acomodem-se e disfrutem a viagem pois "as tarefas quotidianas jamais impediram alguém de seguir os seus sonhos" (in As Valquirias, Paulo Coelho)!!!



segunda-feira, 7 de junho de 2010

Comunicação Educacional - Aulas no Second Life

Relato de experiências como aluna no Second Life...
5ª Aula - 24 de Maio de 2010
aula 4 - 1

Esta aula teve lugar no auditório da academia e explorámos o “menu” e “preferences”…aprendemos a utilizar os controlos da câmara e o zoom e, no final inserimos uma imagem no nosso perfil individual (curioso é que esta parte eu já tinha realizado com o nosso módulo de ambientação inicial).


E, começamos com "generalidades (!)"

1. Trilhámos este caminho para configurar algumas opções essenciais.
2. "Start Location": foi muito interessante descobrir que aqui podemos escolher a localização em que desejamos que o programa se inicie quando fazemos o “login”. Normalmente escolhemos a nossa casa ou o último local onde estivemos…a decisão é nossa. (E o que eu escolhi foi a nossa querida Academia! Pois ultimamente tenho visto o fundo do mar demasiadas vezes!)
3. “Show names”: permite que possamos ver os nomes dos avatares com quem estamos.


aula 4 - 1


Na opção relativa ao "voice chat" aprendi que as opções de onde pretendemos ouvir a voz depende do que estamos a fazer no momento. Assim, quando estamos com outros avatares devemos seleccionar “Hear voice chat from avatar position”, se andarmos a passar a câmara devemos optar por “Hear voice chat from camera position”. 2. Com estas alterações, tive alguma dificuldade em ouvir os outros e em fazer-me ouvir, mas, enfim, nada que o hábito não venha resolver. (Espero! ;-])

aula 4 - 3




De seguida, relativamente à modalidade de "communication" exploramos as várias opções disponíveis e a respectiva gravação da janela de conversa e foi salientado que temos de desmarcar para parar de gravar.

Após estas configurações essenciais e respectivas explorações fomos testar os controlos de câmara, mais propriamente as duas “rosas de vento” em azul que aparecem no ecrã e que no meio há uma tabela que oscila entre o mais e o menos.

aula 5 - 2



Feito todo este trabalho, foi-nos explicada a noção de perfil individual e o que é. E eis que passo a explicar o que aprendi…

Perfil individual – O perfil individual é no SL o que dá a conhecer cada um de nós a toda a comunidade in-world, pois contém informações pessoais sobre cada um de nós. Para abrir o perfil dos nossos colegas é só usar o botão dto do rato sobre o avatar que se pretende abrir.

Na minha opinião esta aula foi das mais importantes e sinto que aprendi imenso!
Está a ser uma experiência muito enriquecedora e agradeço à Mysa pela sua paciência e boa vontade e aos colegas por estarem presentes e serem uma parte activa de toda esta aprendizagem!

Obrigada a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário