A todos os que se interessam...

...puxem de uma cadeira, acomodem-se e disfrutem a viagem pois "as tarefas quotidianas jamais impediram alguém de seguir os seus sonhos" (in As Valquirias, Paulo Coelho)!!!



domingo, 6 de junho de 2010

Comunicação Educacional - Aulas no Second Life

Relato de experiências de aluna no Second Life...
@ 1ª Aula - 10 de Maio de 2010 @
Olá!... No dia 10 de Maio de 2010 iniciaram-se as aulas no Second Life. O horário destas aulas é às terças e sextas feiras a partir das 22 horas e aos sábados temos um encontro informal onde partimos à descoberta de locais.
É neste ambiente virtual que iremos participar num congresso e faremos uma apresentação em grupo do texto que trabalhámos para a u. c. de Comunicação Educacional e, estas aulas "virtuais" têm como função dar-nos competências para que a nossa apresentação decorra dentro da normalidade ...
Eis o meu relato das aulas e das experiências até ao momento...
1ª aula - 10 de Maio de 2010
A minha primeira aula no Second Life (SL) não foi na companhia dos meus colegas, pois tratou-se de uma aula suplementar, que desde já volto a agradecer novamente a Mysa Randt, que nos acompanha nesta u.c. virtual, pela sua disponibilidade.

Antes de proceder à minha entrada no campus, a Mysa esclareceu-me quanto ao seguinte:
  • Conversa Local é uma janela de conversa entre todos os presentes;
  • eLearning3 Academy é a janela de conversa do nosso grupo;
  • IM, Instant Message é uma janela onde podemos conversar individualmente com os nossos contactos.


(Estas nomenclaturas não eram novas para mim, pois já tinha tido contacto com elas quando frequentei o Módulo de Ambientação inicial ao SL. Relativamente ao IM é através destas que solicitamos e que podemos oferecer teleporte e qualquer tipo de ajuda.)


Entrei no campus universitário do SL que é um espaço magnífico, cheio de verde e de “vida virtual” muito bem conseguido! Foi com igual entusiasmo que segui as indicações da Mysa (Professora Mª Balsamão), acedi à plataforma do Sloodle e toquei numa caixa que depois permitiu a minha inscrição neste espaço e que me possibilitou a passagem pelos portões de acesso da academia …e Iupiiiiiiii!... Consegui entrar!!!


Em seguida a Mysa conduziu-me pelas salas extraordinárias e muito bem conseguidas da nossa academia, sem esquecer o bar, a biblioteca, enfim…tudo espectacular … e com uma vista maravilhosa para o mar! Era tão bom que a realidade também fosse assim! ... ;-)

Ah… E, já me esquecia…recebi uma prenda…uma t-shirt da Universidade Aberta que irei vestir com muito orgulho!!!


Adorei este encontro e aguardo ansiosa agora pelos próximos encontros onde irei reencontrar os meus colegas. Sinto-me como um passarinho a experimentar o seu primeiro voo! … A expectativa é muita e a segunda aula é na sexta feira dia 14 pelas 22h! Mal posso esperar… é que na sexta-feira iremos encontrar-nos “ao vivo” na 1ª conferência do nosso MPEL e à noite o ponto de encontro será virtual. Será um dia bastante preenchido!

Sem comentários:

Enviar um comentário