A todos os que se interessam...

...puxem de uma cadeira, acomodem-se e disfrutem a viagem pois "as tarefas quotidianas jamais impediram alguém de seguir os seus sonhos" (in As Valquirias, Paulo Coelho)!!!



segunda-feira, 12 de julho de 2010

Second Life - Passeio Informal

Passeio Informal ao México...

Olá a todos! …

…no dia 22 de Maio foi a minha estreia nos passeios informais no Second Life. E sabem que mais?! Adorei!

O destino escolhido foi o México e devo dizer-vos que achei esta escolha muito curiosa. Na vida real está quase a fazer 6 anos que visitei este país, mais propriamente a Riviera Maya, que já desde a escola básica e o estudo das primeiras civilizações me fascinava a mim e ao meu marido.

Casei em 2004 e escolhemos Riviera Maya para passar a nossa lua-de-mel. Foi uma experiência única e absolutamente espectacular. Durante a nossa estadia visitamos Cancun, uma aldeia onde vive a última tribo que nos confeccionou o almoço nesse dia e onde fizemos rapel e canoagem, e, claro, como não podia deixar de ser ChiChen Itza, a famosa cidade maya e as suas ruínas.

Chegámos a ChiChen Itza de autocarro e depois foram-nos fornecidas bicicletas com as quais, com o nosso guia turístico entramos na floresta fantástica que envolve esta cidade mítica. Foi magnífico e à medida que nos aproximávamos do centro da cidade ficávamos cada vez mais fascinados!


Aqui no Second Life, este passeio informal foi mesmo em ChiChen Itza, porém sob uma perspectiva virtual.

Assim, uma vez que já tinha visitado as ruínas de ChiChen Itza in loco, tive a oportunidade de dar o meu contributo e fui (quase) a cicerone deste passeio…se bem que, como seria de esperar, as diferenças são muitas. E, tendo em conta estas diferenças, eis algumas fotos “reais” da cidade maya mais conhecida onde em alguns casos se vêem "outros companheiros de viagem" que também se encontravam na "excursão".
E eis que chega a primeira de Kukulkan, também muito conhecido com "El Castillo":

Kukulkan


Nesta foto vê-se um pouco melhor o corpo da serpente que acompanha a pirâmide no sentido descendente e que era símbolo de protecção e que também desempenhava e um papel igualmente significativo no período do "equinócio"...

chichen-itza1



A subir a escadaria interminável de "El Castilho"... por acaso não tirei nenhuma foto da vista quando cheguei ao topo, mas posso assegurar-vos que o verde não tem fim...é lindíssíma a vista!

chichen-itza-steps4



Um trabalho extraordinário...


chichen-itza-mexico3




Passeando em plenas ruínas...


cenote5




Uma foto do Cenote onde muitas jovens eram sacrificadas...a foto é bonita...mas ao vivo é de cortar a respiração... só se ouvem os pássaros e a mística que nos envolve é tremenda!

3_1224846000_1_chichen-itza-cenote5



Uma foto da argola onde se encontra o campo do Jogo da Pelota. Este jogo consiste em lançar uma bola um pouco maior do que uma bola de futebol, feita em pedra, com as ancas, tendo que passar nesta argola. O chefe da equipa que ganhasse seria sacrificado aos deuses! Que prémio, hein?!

chichen-itza-mexico2



E agora seguem-se as que tirei no Second Life durante o nosso passeio, que culminou com um passeio a cavalo! Espectaculares não acham?!


Mexico 2




Mexico




Aqui estamos no interior do magnífico "El Castillo":

Pirâmide - México Passeio



Um momento de pausa para decidir o que visitar a seguir...

Algures no México



Nas edificações que estão junto da casa do monarca...


Grupo casa do monarca_001



Algures nas ruínas da vila de ChiChen Itza...


ruinas de uma vila - Mexico passeio



E no fim do nosso passeio...uma cavalgada!...

Mexico - cavalgada Passeio

~~~~~~~~~~~~~@@@@@@~~~~~~~~~~~~

Antes de terminar, gostaria apenas de esclarecer o nome escolhido:
  • Chi - refere-se a boca ou garganta (funda);
  • Chen - indica bem, estar bem;
  • Itza - nome da tribo.

Deste modo à letra ChiChen Itza possui duas interpretações, nomeadamente "o bem da boca de Itza" ou "a garganta funda e cheia de Itza" - muito curioso não acham ... pois ambas as interpretações demonstram que houve uma grande preocupação em arranjar um local onde esta tribo pudesse arranjar subsistência de modo a que os seus alicerces de existência estivesse assegurados e, foi graças a esta enorme inteligência e ao esforço colectivo que se tornou num centro de vida política, económica, religiosa e militar de grande renome, deixando um grande contributo para história mundial de todos os povos!

~~~~~~~~~~~~~@@@@@@@~~~~~~~~~~~~

Quero agradecer a todos os colegas…espero que tenham gostado da minha companhia e do meu “relato”…foi muito agradável servir de guia e foram todos um grupo de “turistas” excelente! Nota máxima!!!


Um grande obrigado mais uma vez!

2 comentários:

  1. Olá Marina,

    Estás de parabéns. Gostei muito de ver as fotografias "reais" de alguns dos sítios que visitámos virtualmente. Na verdade, nem as fotos, nem o SL são reais, mas com a tua ajuda, com os teus relatos, conseguís-te fazer-nos sentir como se realmente estivéssemos a visitar estes lugares míticos.

    Obrigada, pelo extraordinário trabalho de nos guiares no SL e, agora, por teres disponibilizado este relato.

    []s MJoão

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria João,
    Muito obrigada pelo teu comentário e a minha resposta a ele é "o prazer foi todo meu...e a vossa companhia enalteceu-o".
    Bjs, boas e merecidas férias!
    Marina

    ResponderEliminar