A todos os que se interessam...

...puxem de uma cadeira, acomodem-se e disfrutem a viagem pois "as tarefas quotidianas jamais impediram alguém de seguir os seus sonhos" (in As Valquirias, Paulo Coelho)!!!



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Reflexão sobre o Módulo de Ambientação Online

“Diz-me e esquecerei.
Ensina-me e lembrar-me-ei.
Envolve-me e aprenderei!”

Provérbio chinês



  • O inicio…


Devo confessar-vos que desde o inicio deste Módulo de Ambientação do Mestrado me senti envolvida nesta experiência, que tem sido muito enriquecedora e inovadora para mim. Descobri imensas coisas que ainda nunca tinha feito e que achava que eram tão difíceis de fazer que só com uma ajuda presencial as conseguiria concretizar … Mas não, elas tornaram-se reais e ao fazê-las a minha ideia e percepção sobre o estudante online e sobre os cursos em formato de ELearning alterou-se por completo e, isto não é todo fácil!… Requer prática, muita vontade de aprender, motivação, boa gestão de tempo, espírito de entre-ajuda com os colegas … Enfim … Mas, uma vez concretizadas as tarefas, é muito recompensador e “realizante”! Obrigada à professora Lina por estes desafios e fico a aguardar os que se seguem com igual expectativa!!!

  • O módulo…

Considero que este módulo de aprendizagem está muito bem organizado e a realização de tarefas abre os nossos horizontes! Sou sincera nunca imaginei que me sentisse tão envolvida ao ponto de (quase) todas as noites me deitar perto das 2 horas da manhã ora a ler as reflexões dos colegas sobre as vicissitudes do estudante online, ora a deambular pelo Second Life onde nunca me senti só! E, sabem de uma coisa?! Acho que o estudante presencial tem o trabalho facilitado! Mas vou aguardar mais uma temporada para reflectir sobre o assunto! Depois envio-vos o trabalho final!…

  • A turma e as visitas ao Second Life…


Quanto a mim, a noção de turma e o trabalho colaborativo neste contexto educativo são algumas das perspectivas mais fascinantes e enriquecedoras do curso. Esta turma de MPEL04 “nasceu” com o Second Life e foi através dele que as primeiras raízes se foram criando, sendo agora desenvolvidas ao longo deste momento académico. É certo que a tarefa que fizemos em grupo também ajudou, mas acredito que foram as visitas ao mundo virtual e as dificuldades apresentadas que fomentaram o espírito académico e, com o decorrer do curso, estas primeiras ligações irão certamente ajudar-nos a ultrapassar os “dificultadores” que forem surgindo…
Desde a abertura da conta no delicious à entrada no Second Life, onde através do meu avatar – Marina Hindrabar - me senti como um navegador à descoberta de novas terras e experiências, passando pela criação do blogue que será o meu diário de navegação, tudo tem sido feito com intensidade e vontade de continuar, pois sou como uma criança que está a explorar e a tirar o máximo partido de um “brinquedo”. E, elemento vital nestas viagens, é o nosso contrato de aprendizagem que me confere outro instrumento igualmente essencial nesta navegação, pois encaro-o como uma bússola que me indica o caminho certo e sem desvios!



Ainda relativamente ao Second life não posso deixar de referir a grande ajuda da professora Angelina e dos meu colegas na concretização de tarefas … são todos fenomenais e estou certa que juntos alcançaremos as estrelas e estas nos guiarão numa navegação segura!

  • Porquê um Mestrado em Pedagogia do ELearning?

A decisão de frequentar este mestrado é dar o meu contributo de modo inovador para o ensino em Portugal e adquirir competências para ser capaz de, através dos meus conhecimentos, quer presenciais ou virtuais, proporcionar ao aluno uma experiência de ensino cativante, retentora, acessível e muito motivante …
Desejo a todos os colegas uma experiência inesquecível repleta de vivências fascinantes e … que cheguemos todos ao final felizes, realizados e muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido
e a meta alcançada.

Marina

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Olá! Já nasci!

Olá caros colegas!
Decidi deixar o blogue que criei no wordpress e vim para este que é mais "fácil" e "intuitivo" como diz a Angelina. É que estava a ter algumas dificuldades no outro!
É bom nascer e sorrir para o novo dia!
Um abraço!
Marina